

Educação em Valores Humanos
Na Trilha dos Valores
AUTODESCOBERTA e EDUCAÇÃO
Qual o papel do educador na era da informação?
Pessoas geniais tem provocado dor e destruição. Há uma crise de valores e a escola é o lugar ideal para promover as transformações que queremos ver na sociedade. Porém, o que falta para que a escola deixe de ser um espaço de informação e ocupe o espaço de transformação da sociedade?
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) constatou que 43% dos professores apresentam sintomas da Síndrome de Burnout - transtornos de ordem pessoal, profissional e social, manifestadas em forma de alterações psicossomáticas que se expressam como distúrbios físicos, emocionais e psicológicos, tais como, síndrome do pânico, depressão, perturbações alimentares, e dores em geral. Um professor que trabalha nessas condições pouco pode contribuir para ser facilitador de processos de autoconhecimento.
Por onde começar?
Por um olhar atendo e cuidadoso à melhoria da qualidade de vida nos aspectos físico, mental, intelectual, emocional e social.
Metodologia
A metodologia vivencial oferece:
-
processos de autoconhecimento como fundamento indispensável à tarefa de ensinar;
-
repertórios para lidar com a diversidade de um mundo complexo;
-
ferramentas para mediar processos de diálogos e questões emocionais, relacionais e de conflitos que surgem a partir da convivência em grupo.
Todas as experiências vividas podem ser utilizados na prática pedagógica cotidiana.
Os pilares que sustentam o trabalho são: o autoconhecimento; o exercício da empatia; do diálogo; da cooperação e o respeito a todas as formas de vida. As atividades integram as linguagens plásticas, corporais, meditativas.
O período de trabalho vai de agosto a dezembro de 2017, com carga horária total de 60h:
-
40h presencias divididas em 05 módulos de 8h/cada (das 09h às 18h),
-
20h de estudos e atividades à distância.
módulo I - 12 de agosto
Autoconhecimento e Educação
Lançar um olhar sobre a construção da personalidade e dos padrões de comportamento que orientam as ações e reações ao processo de viver; conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional.
Educação para a resiliência
Autoconhecimento
Autoestima
Dimensões do Ser Humano
professora convidada: Raquel Pereira Alves
módulo II - 02 de setembro
Diversidade e Educação
somos iguais...somos diferentes
A diversidade humana sempre existiu e a história revela os percalços na convivência entre os diferentes.
Porém, viver é relacionar-se e relação é reciprocidade. O encontro propõe reconhecer, acolher e valorizar a diversidade de indivíduos e grupos sociais sem qualquer forma de preconceito, ampliar a capacidade de compreensão do outro e elaborar estratégias para uma convivência pacífica e harmoniosa.
Educação Emocional
Tipos psicológicos: interação e integração
Relações sociais
Relações Familiares
Diversidade e Gênero
professor convidado: Daniel Lopes
módulo III - 07 de outubro
Sustentabilidade e Educação
uma só casa
A proposta é ir além da necessidade de preservação dos recursos do planeta e sugere o autoconhecimento, a sensibilização e o despertar para uma educação ambiental que seja legítima à sustentabilidade auxiliando a percepção humana à visão integrativa e dependente entre todos os seres, unificando-os para a vida.
Ecologia Profunda
Educação Ambiental
Liderança cooperativa
Escuta ativa
módulo IV - 11 de novembro
Valores e Educação
muitas maneiras de crer
Perceber os paralelos e os pontos de convergência entre nossas origens e os valores universais que permeiam nossa cultura viabilizando a construção da Paz enraizada no profundo respeito pelas diferenças.
Comunicação não-violenta
Astronomia básica
Mitos da criação
Tradições espirituais
professora convidada: Rosa Maria Viana
módulo V - 09 de dezembro
Educar para a vida
criatividade e expressão
Metodologia em valores humanos
Apresentação de trabalhos
Maristela Ramos
Especialização em Arteterapia em Educação, graduada em Pedagogia e Educação Física. Formação em Educação em Valores Humanos pela Fundação Peirópolis de Uberaba e pelo ISSE - Institute of Sathya Sai Education – Tailândia. Formação em Danças Circulares pela TRIOM/SP e pela Findhorn Foundation/Escócia. Realizou estudos e práticas de meditação nas tradições Zen, Vipassana, Tibetana, Indígena e Cristã. Professora de práticas meditativas por 15 anos. Facilitadora de jogos cooperativos para a paz. Foi professora e coordenadora pedagógica da Fundação Peirópolis de Educação em Valores Humanos nos Campus de São Paulo e Uberaba por 8 anos.
Local: Centro de Cultura São Tomáz de Aquino - Uberaba/MG
Investimento: R$ 140,00 cada módulo - 8h de trabalho -
para saber + sobre cérebro ético neurociências e educação em valores
SOBRE AS ESTRATÉGIAS:
Sobre algumas das estratégias de ensino-aprendizagem a serem utilizadas:
-
Círculo de estudos: aprender a ouvir e refletir com diferentes pontos de vista.
-
Danças Circulares e Sagradas - resgatar o sentido de cooperação, o respeito à individualidade e o papel no coletivo.
-
Meditação: exercícios de atenção plena: concentração, equilíbrio das emoções, aumentar a capacidade de aprendizado, ativar os dois hemisférios cerebrais e possibilitar a auto-observação.
-
Jogos cooperativos e teatrais: encontrar soluções conjuntas para os problemas em comum. Ampliar a visão de si e do outro. Compartilhar, dividir, cuidar, cooperar e compreender o outro.
-
Oficina de criatividade: ativar o hemisfério direito do cérebro, intensificar a concentração.