top of page

ciranda dos valores

jovens pela Paz

EE Aymoré do Brasil - Barretos - SP - depoimentos

O amor é o fundamento do social, porém nem toda convivência é social. O amor é a emoção que constitui o domínio de condutas onde se realiza a operacionalidade da aceitação do outro como um legítimo outro na convivência – e é esse modo de convivência que conotamos quando falamos do social. Por isso, digo que o amor é a emoção que funda o social; sem aceitação do outro na convivência, não há fenômeno social.

Maturana

​

APRESENTAÇÃO

O projeto CIRANDA DOS VALORES constitui-se de um programa de atividades de Educação em Valores Humanos, para crianças e jovens, realizadas de forma complementar ao currículo escolar.

Trata-se de um processo educativo de desenvolvimento humano centrado em Valores Humanos Universais. Em todos os encontros as atividades de dança circular, através de histórias, contos, citações, canções, poemas, culinária, jardinagem, atividades cooperativas e meditação integrarão a programação para alcançar o propósito da compreensão do tema proposto. 

​

OBJETIVOS

  • Possibilitar um pensar, sentir e agir coerentes, integrando as várias dimensões do ser humano: corpo, mente, pensamento, intuição, sentimentos, sensações e emoções  para que, através do autoconhecimento, possa contribuir para a construção de relações de paz e harmonia.

  • Promover a integração dos participantes, através do exercício da relação cooperativa, criativa, alegre e solidária.

  • Propiciar uma visão de mundo mais integrada, amorosa e sistêmica.

 

METODOLOGIA

A sua estrutura atende às indicações da UNESCO sobre a construção de uma cultura de paz, levando os participantes a desenvolver:

  • Competência Cognitiva: “aprender a aprender” e a construir conhecimento integrando todas as múltiplas dimensões humanas.

  • Competência Técnica: “aprender a fazer” compreendendo e vivendo o desenvolvimento técnico como uma oportunidade de oferecer ao mundo o que se tem de melhor.

  • Competência Social: “aprender a conviver” respeitando as diferenças, interagindo com a complexidade da realidade e atuando de forma criativa e benéfica na construção do bem comum.

  • Competência Humana: “aprender a ser”, a viver e expressar a integridade de um ser humano digno e comprometido com a essência das suas próprias qualidades, virtudes e valores humanos universais.

​

Desta forma, enfatiza o vínculo permanente entre conhecimento e ação, resgatando a responsabilidade individual, social e ambiental da atuação humana no mundo, promovendo a construção de um caminho para atender os anseios de paz e felicidade que a humanidade busca.

​

A metodologia prevê também a interseção entre a Metodologia de Valores Humanos, desenvolvida pelo ISSE – Institute of Sathya Sai Education - Tailândia, a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e os Quatro Pilares da Educação, indicado pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, familiarizado como Relatório Delors.

​

O número ideal de participantes é de 15 a 30.

​

O trabalho será desenvolvido em encontros semanais de 90 minutos de duração/cada realizados extraclasse.

​

DETALHAMENTO DAS ESTRATÉGIAS

​

  • Círculo de estudos: através de textos, filmes e imagens, atingir a totalidade da compreensão do tema proposto, onde todos os participantes são encorajados a colocar sua opinião sendo respeitados em seu ponto de vista, através de um processo que propicia o saber, ouvir e refletir com diferentes pontos de vista. O valor maior a ser trabalhado no círculo de estudos é a não violência - o respeito à diversidade humana nas diferentes formas de pensar/sentir/agir.

  • Danças circulares e sagradas, jogos cooperativos e teatrais - estimular e desenvolver a observação, imaginação, percepção, espontaneidade, equilíbrio e ritmo. Resgatar o sentido de cooperação, unidade e respeito à individualidade.

  • Meditação/interiorização: exercícios de respiração e centramento. Essa técnica aprimora a concentração, equilibra as emoções, otimiza a capacidade da mente aumentando a capacidade de aprendizado, ativa os dois hemisférios cerebrais, disciplina a mente e possibilita a descoberta e organização do mundo interior através da auto-observação 

  • Atividades grupais: Trabalhando em pares e pequenos grupos, encontram suas próprias soluções para os problemas, ampliam a visão que têm de si e do outro. Aprendizado efetivo do saber  compartilhar, dividir, cuidar, cooperar e compreender o outro.

  • Canto conjunto: O canto conjunto proporciona o sentimento de unidade e facilita a aprendizagem. Provoca descontração e alegria durante o aprendizado e seu caráter lúdico melhora a aprendizagem, inspira a socialização mediante expressões de afeto. O trabalho é realizado utilizando canções folclóricas, danças sagradas e cantigas de roda.

  •  Oficina de criatividade: exercícios - modelagem, dobradura, pintura, canto, jogos teatrais, que ativam o hemisfério direito do cérebro, intensificando a concentração. 

  • Yoga - significa unir. Unir o homem a si mesmo, ao seu semelhante, aos seres da natureza. Sua ação, além de física, é também terapêutica e recuperadora, dando elasticidade à coluna vertebral, bem como uma massagem em todas as vísceras situadas no abdômen, ocasionando uma recuperação do seu ritmo normal, estimulando e ajudando a recuperar a elasticidade orgânica bem como a calma, a serenidade, a harmonia e a paz interior.  

 

LOCAL:

As atividades serão realizadas na instituição contratante e eventualmente fora dos limites da escola.

 

A QUEM SE DESTINA

Grupos de crianças e jovens 

 

INVESTIMENTO

A combinar com a instituição contratante.

Nome *

Email *

Telefone

Assunto

Mensagem

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page